O Grupo dos Pastores


O instinto de controlar o movimento de outros animais vem do impulso predador, que tem origem na natureza lobal dos cães domésticos. Se você observar uma matilha de cães caçadores em ação, verá como eles coordenam suas posições para eliminar os membros mais fracos do rebanho que estiverem tentando atacar, e como conduzem sem muito esforço os animais que estão perseguindo, para encurralá-los, preparando-se para o ataque. Ao longo dos séculos, a humanidade tem usado essa habilidade inata para criar cães que completam todas as ações, menos a última. Esses cães, membros do grupo dos pastores, não matam os animais que encurralam – simplesmente os mantém unidos para beneficiar o ser humano, seguindo o próprio discernimento e os comandos do dono. Alguns mordiscam os calcanhares do gado para mantê-los em ordem, outros latem, outros rosnam e encaram, e outros simplesmente usam seus movimentos e sua energia. Entre os pastores mais conhecidos, estão o Pastor alemão (considerado por algumas pessoas como um cão pastor e trabalhador), o Pastor de Shetland, o Corgi Galês, o Old English Sheepdog ou bobtail, o Pastor Australiano, o blue heeler, o Collie de pêlo longo e o Border Collie, o Australian Cattle Dog e o Bouvier de Flandres.

É preciso muito vigor físico para pastorear e guardar rebanhos, por isso os cães pastores costumam ter alto nível de energia. Se você tem um cão pastor de alta energia, caminhar, andar de patins ou de bicicleta com ele, de trinta minutos a uma hora, pelo menos uma vez ao dia, é absolutamente necessário para gastar energia e obter equilíbrio. Cães desse tipo não devem ser deixados no quintal sem nada para fazer. Lembre-se de que pastorear é um trabalho, por isso trabalhar é algo muito presente nos genes de cães pastores. O animal fica mais feliz e realizado quando usa a energia para um propósito. Dar um desafio a ele é a melhor coisa que você pode fazer para impedir ou ajudar a resolver problemas causados pelo tédio ou pela energia reprimida.




























Cães Trabalhadores





Conforme os seres humanos foram evoluindo de caçadores primitivos e começaram a criar animais domesticados e a formar vilarejos, começaram a procurar cães para ajudá-los de outras maneiras, além de caçar e farejar. Assim, o grupo dos cães trabalhadores foi criado para guardar, puxar e resgatar – algumas raças para apenas um desses propósitos; outras, para dois ou três. Os seres humanos que criaram essas raças as selecionaram pelo tamanho e pelo formato do corpo, pela força, pela perseverança e as vezes pela agressividade, no caso dos cães de guarda.

Trouxemos esses cães para casa, para caçar presas grandes, lutar com outros cães ou atacar pessoas e animais, há centenas de anos. E, ainda hoje, algumas das raças mais populares continuam tendo essas habilidades. O Akita, o Malamute do Alaska, o Dogue Alemão e o Kuvasz foram criados para caçar presas grandes e para ser cães de guarda. O Mastim Inglês e o Mastim Napolitano tem raízes antigas, como cães de guerra e lutadores , que combatiam homens, leões, tigres e até elefantes nas arenas romanas de gladiadores. Nos genes do Terrie Preto da Rússia, do Dobermann e do Rottweiler, estão a guarda e a segurança – inclusive para uso militar. Sabe-se que esses cães são comumente utilizados para proteção pessoal, mas o Rottweiler também era conhecido como “cão açogueiro”, graças a capacidade de pastoriar e proteger o gado.

Ele se tornou tão indispensável para os açogueiros que estes penduravam o lucro do dia em uma bolsa ao redor do pescoço do cão quando iam ao bar, sabendo que o dinheiro estaria perfeitamente protegido. Quando mais pura for a raça, mais as qualidades relacionadas a ela vão aparecer. E, por causa do tamanho destes cães, obviamente podem causar muito mais estrago do que um beagle ou um galgo inglês quando a energia acumulada dentro deles irrompe.



                                                         
















Cães Caçadores

 


5 º Springer Spaniel Inglês



Enquanto os cães da maioria das raças spaniel não vêm à mente quando se fala de cães de caça, o Springer Spaniel Inglês mostra que tem qualidades desejáveis nesse sentido. Esses cães de tamanho médio têm esse nome, por exemplo, pelo talento que possuem ao se lançar sobre (spring) pássaros.Embora menor do que os cães de caça típicos - pesam entre 18 e 23 kg e medem aproximadamente 51 cm, o que os spaniels perdem em tamanho eles compensam em coragem. Suas pernas fortes e alto nível de energia os tornam ideais para longos dias de caça, e seus pelos –  densos, mas curtos, servem como um casaco e os permitem suportar uma variedade de condições climáticas.E como eles foram criados para liberar a presa, sua mordida é ideal para recuperar a caça sem danos. Essas qualidades, combinadas com um comportamento agradável e treinabilidade, fazem desse versátil cão de caça o companheiro preferido de muitos caçadores.




4: Coonhound





Focinho no chão com a intenção de perseguir a presa, o Coonhound é outro cachorro que deixa o trabalho do caçador bastante fácil. O Coohound confia mais em seu olfato do que em sua visão quando o assunto é localizar a presa, e geralmente persegue pequenos mamíferos como os guaxinins ou gambás, perseguindo os animais até as árvores e esperando até que seus donos cheguem. Medindo aproximadamente 0,61 metros até o ombro e abençoados com muita coragem, eles também são úteis quando o assunto é caçar animais de grande porte, como os veados.
Os Coonhound se originaram provavelmente do cruzamento de outras duas excelentes raças de cães de caça – os Bloodhounds e os Foxhounds – aliando um olfato aguçado à velocidade e resistência. A pelagem desse cão também o ajuda a suportar grandes variedades climáticas, uma vez que eles se mantém confortáveis tanto no frio como no calor.
A reputação do Coonhound como um guerreiro da caça é tão valorizada que o regulamento de exposições do American Kennel Club diz que “as cicatrizes destes cães não devem ser consideradas como faltas”



03: Setter Inglês




O Setter Inglês, originalmente treinado para caçar pássaros, combina as melhores qualidades dos Spaniels e dos Pointers. Depois de silenciosamente perseguir a presa com seu excelente olfato, o Setter Inglês se abaixa e espera que o caçador se aproxime no lugar de sair correndo como um maluco atrás dos pássaros.
Assim como todos os outros bons cães de caça, o Setter Inglês pode facilmente ser treinado e tem muita energia. Suas pernas bem musculosas o carregam rapidamente  e sem esforço ao longo de todo o terreno, e eles não se cansam com facilidade. Caçar é a resposta perfeita para entreter o seu entusiasmo e a sua inteligência – sem isso, esses cães precisam de muita atividade ao ar livre para compensar, como freqüentes caminhadas ou muitas brincadeiras em um grande quintal.
O Setter Inglês de tamanho médio, como os da raça Irlandês ou Gordon, são frequentemente vistos em um campo de caça.



02: Pointer Alemão de Pelo Curto




Conhecido por sua versatilidade no campo, o Pointer Alemão de Pelo Curto trabalha tão bem na terra como na água. Embora sejam mais conhecidos por caçar pássaros, eles também seguem mamíferos como gambás, guaxinins e veados. Muito inteligentes, os pointers são também obedientes e fáceis de serem treinados.
Ele é mais um cão de caça de tamanho médio – pesa entre 25 e 32 kg e tem entre 58 e 64 cm de altura. É considerado como o melhor cão em se tratando de farejar aves, e assim como outros cachorros, ele também não espanta suas presas, mas as localiza e espera pacientemente pela chegada de seu amigo caçador.
Suas habilidades não deveriam surpreender ninguém já que ele surgiu do cruzamento de algumas das melhores raças de cães de caça, incluindo o Pointer Espanhol e o Alemão.



01: Labrador Retriever



Assim como o Pointer, o Labrador Retriver é um bom companheiro de caça. É muito provável que os labradores sejam mais conhecidos por serem hábeis em caçar dentro da água já que seus pelos repelem a umidade e suas patas os impulsionam facilmente para frente. No entanto, os retrievers possuem também um alto nível de inteligência e um bom temperamento – o que os torna ideal para o treinamento. Essas qualidades tornam os labradores, ao lado dos Golden Retrivers, os cães de caça preferidos entre os americanos [fonte: AKC].
Assim como os spaniels, os retrivers são gentis ao morder  permitindo ao caçador recuperar a presa sem machucá-la. O labrador também aponta muito bem onde está a caça e vai bem em vários ambientes – ele consegue se adaptar a qualquer tipo de situação.
Os labradores pesam entre 25 e 34 kg e são verdadeiros cães utilitários e caçam até mesmo codornas em lagos congelados. Seu focinho arrendondado o torna um bom cão de caça, independente da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário