Cuidados com Recém-nascidos



Caso a mãe não possa alimentar o filhote, seja por rejeição, agalactia (falta de leite) ou infecção no leite, eles devem ser aleitados artificialmente. Eles devem ser mantidos em temperatura ideal. Para tal, a utilização de ambientes aquecidos e colchões térmicos são recomendáveis.
Filhotes que choram e se isolam dos outros devem ser observados. Nesses casos, ou estão hipoglicêmicos (falta de alimentação adequada), com hipotermia ou com a presença de alteração sistêmica. A tríade hipoglicemia (diminuição nos níveis de glicose), hipotermia (temperatura abaixo do normal) e desidratação é a maior causa de mortalidade neonatal em cãezinhos. Cada um desses fatores é relacionado ao outro.
É importante verificar se a mãe promove, com lambeduras na região perianal e genital, após a mamada, a estimulação para que o neonato urine e defeque. Caso isto não ocorra, deve-se estimulá-los passando nesta região um algodão umedecido com água morna.
A presença de sintomas de diarréia, secreção ocular e/ou nasal e desidratação devem ser imediatamente observadas, pois os neonatos são muito susceptíveis a infecções virais, como herpevírus, bacterianas, na maioria dos casos por E. coli e parasitoses.
O herpevírus é adquirido durante a gestação, proveniente de uma mãe infectada. As infecções bacterianas são provenientes pelo leite (síndrome do leite tóxico) ou contaminação do meio ambiente que eles vivem. As parasitoses podem ser adquiridas ainda em período fetal ou após o nascimento. As más formações congênitas ou hereditárias devem ser criteriosamente analisadas no que tange à viabilidade futura de vida do neonato.
Outro fator a ser observado é a ação farmacológica de medicamentos a serem utilizados nos neonatos quanto à sua qualidade, posologia (dosagem) e via de administração. Muitas vezes diferem da necessidade do cão adulto.
Ao final deste período de quinze dias, os filhotes devem estar espertos, se movimentando, com os olhos abertos e crescendo dentro dos padrões normais. Para finalizar, além de todo conhecimento clínico que o médico veterinário deve possuir para diagnosticar e tratar alterações dos neonatos, é primordial que exista uma pessoa experiente, observadora e paciente para cuidar dos neonatos. Muitas ninhadas são perdidas por manejo inadequado dos filhotes.



Alimentando Filhote

"Muitos filhotes acabam morrendo pela posição em que é alimentado, um filhote não pode ser alimentado como um bebê, a posição correta é de barriga para baixo com a cabeça levemente levantada. Dar mamadeira para o filhote na posição errada (levantado, virado de barriga pra cima, ou outra) pode fazer com que o alimento desça pelo lugar errado, e ao invés de ir para o estômago o alimento acaba parando no pulmão, isto pode causar óbito em um animal tão frágil.
DICA: uma dica boa é você deixar sua mão ou uma almofada para que o filhote possa empurrar com as patinhas como faz quando está com a mãe. "





Nenhum comentário:

Postar um comentário